www.centrocelsofurtado.org.br


Eduardo Raposo lança no dia 4 de outubro o livro “BANCO CENTRAL DO BRASIL, o Leviatã ibérico”.


Imprimir



O livro de Eduardo Raposo se propõe a contar a história do Brasil contemporâneo a partir da história do Banco Central, criado em 1945 com o nome de Superintendência da Moeda e do Crédito, a Sumoc. Essa trajetória e a atuação do Banco Central revelam a frição entre política e economia, entre Estado e interesses particulares, configurando uma evidente ilustração do hibridismo institucional, marca da civilização brasileira, a que Eduardo Raposo deu o nome de Leviatã Ibérico, em referência a Thomas Hobbes e o seu conceito de estrutura de sociedade.

 
Raposo reuniu documentos e entrevistas com os principais funcionários e ex-presidentes da instituição, e analisa também o jogo do poder entre gestores do Banco e o paradoxo da modernização econômica em contraposição à exclusão social brasileira.
 
“BANCO CENTRAL DO BRASIL, o Leviatã ibérico - uma interpretação do Brasil Contemporâneo" (Huiticec/PUC ISBN: 9788580060454), do cientista político Eduardo Raposo, do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ, será lançado no dia 4 de outubro, na Livraria Travessa do Leblon, Rio de Janeiro.
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados