www.centrocelsofurtado.org.br


I Escola de Primavera Intérpretes do Brasil


Imprimir



Atenção - alteração de endereço
 
Evento organizado pelo GT História do Pensamento Econômico Brasileiro (GTHPEB) da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e pela Associação Nacional de Pós-graduação em Economia (ANPEC).
 
Objetivo:
 
A proposta da Escola de Primavera Intérpretes do Brasil é realizar um evento no qual possa ocorrer um debate concentrado sobre intérpretes do nosso país. Para essa edição foram escolhidos seis intérpretes com base no maior impacto de sua obra sobre as atuais imagens do Brasil em disputa por um projeto de desenvolvimento.
 
1)      Gilberto Freyre  
2)      Caio Prado Junior  
3)      Sérgio Buarque de Holanda  
4)      Celso Furtado 
5)      Darcy Ribeiro 
6)      Florestan Fernandes 
 
 
Justificativa:
 
Há um interesse crescente pelas interpretações que o Brasil recebeu e recebe, e uma nova curiosidade acerca dos “Brasis” apresentados, concebidos, desenhados, projetados e imaginados por pensadores das mais diferentes inserções científicas, acadêmicas, políticas e de classe. Independente de quais tenham sido as trajetórias destes autores, suas obras constituem verdadeiras interpretações de nosso país se propondo a buscar a origem da nação, do povo e do Estado brasileiros e por isso são considerados clássicos.
Embora se constituam em referência obrigatória nos estudos sobre a formação histórica da sociedade brasileira, é raro quando encontram espaço na atual estrutura curricular para serem lidos, estudados e compreendidos.
Várias universidades do país tais como a UFRJ, a Unicamp, a USP, a UFMG, a UFRGS e a UNB, possuem projetos e grupos de pesquisa organizados em torno da temática das interpretações do Brasil. Estes projetos estruturam-se em variadas áreas do pensamento como a sociologia, a história, a literatura e a economia.
Entre os economistas o interesse sobre o tema envolve os pesquisadores na área de história do pensamento, desenvolvimento econômico, macroeconomia e história econômica trazendo as interpretações do Brasil como recurso fundamental para compreender o Brasil de hoje e formular o seu futuro.
Levando em consideração todos estes elementos é oportuna a realização deste evento em virtude da massa crítica na forma de monografias, dissertações, teses e artigos produzidos dentro e fora das universidades e que buscam um fórum coletivo para discussão.
 
Estrutura:
 
O formato de “Escola” nos pareceu o mais adequado para o fim de discussão e difusão do conhecimento já produzido, na medida em que colocaria em contado estudantes e professores de graduação e pós-graduação que pesquisam sobre o tema, bem como profissionais que encontram nestas referências grandes fontes de organização de seu trabalho e pensamento para a intervenção no Estado brasileiro.
 
A Escola de Primavera será estruturada em seis encontros, dois a cada dia. No dia 11, primeiro dia da Escola, começaremos às 9h, com uma mesa de abertura e às 9:30h haverá a primeira sessão até às 13h, intervalo para almoço e retorno para a segunda sessão das 14:30h às 18h. Nos demais dias, as sessões serão das 9:30 às 13:00, intervalo para almoço e sessões das 14:30h às 18h. Cada sessão será dedicada ao pensamento de cada um dos seis intérpretes escolhidos. A partir da apresentação de palestrantes convidados e da leitura prévia (em breve enviaremos email com as referências bibliográficas da leitura prévia), pretende-se estabelecer o debate em torno das interpretações do Brasil desenvolvidas por cada autor selecionado
 
A Escola de Primavera acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro (sexta, sábado e domingo, respectivamente) de 2013, no Auditório Salão Pedro Calmon, endereço, Av. Pasteur, 250, Palácio Universitário, Segundo andar - Urca.
 
Para o bom desenvolvimento do debate, com espaço para intervenções de todos os participantes, há restrição de vagas. Para a garantia de vaga no evento e para melhor organização,pedimos, que confirmem presença até o dia 06/09/2013 através do email escoladeprimavera@gmail.com.





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados